Se tem uma situação que acaba tirando o sono da gestão escolar é o período de campanha de matrícula, afinal, dependendo do trabalho exercido pela instituição, a demanda de novos alunos pode aumentar bastante.

No entanto, é necessário ter um bom planejamento para obter resultados favoráveis, tendo em vista que todos os processos, as pessoas que conduziram as matrículas e os meios pelos quais a divulgação será efetuada precisam estar em sintonia.

Sendo assim, trouxemos 6 dicas especiais para você otimizar as matrículas e, quem sabe, aumentar consideravelmente a captação de alunos. Confira!

1. Defina seu público-alvo

É indispensável que, antes de qualquer campanha de matrícula iniciar, você tenha muito bem definido qual é o perfil de público que pretende atingir, afinal, ter objetivos estruturados fazem com que o planejamento tenha uma performance melhor. Construir uma audiência sem saber detalhes de como são os gostos das pessoas e o que esperam de uma instituição de ensino pode gerar grandes falhas na comunicação.

Por isso, a fim de definir o valor das mensalidades de maneira justa, propor condições de pagamento adequadas às condições da comunidade na qual a escola está inserida e colocar cursos que tenham uma boa procura, segmente seu público com urgência. Isso permite que você desenvolva conteúdos cada vez mais personalizados e que, inclusive, potencializam as chances de sucesso na divulgação.

Sendo assim, faça pesquisas de mercado para ter acesso a uma amostragem de dados relevantes, de modo que seja possível traçar o perfil da escola e conhecer possíveis hábitos do seu público. Lembre-se que os dados coletados vão muito além da situação socioeconômica ou da faixa etária; é preciso saber, entre outros fatores, o que o público faz, como se informa, quais os ambientes que frequenta etc.

2. Prepare todos os envolvidos no processo

Por mais que secretários, coordenadores, diretores e demais pessoas de outros departamentos tenham plena ciência de suas funções na escola, nem todo mundo tem a competência de vender com facilidade. Tendo isso em vista, o treinamento da sua equipe, a fim de criar modos de divulgar as campanhas de matrícula, torna-se essencial no dia a dia da instituição.

Para tanto, pode-se criar workshops e ministrar palestras que tenham a ver com o assunto, pois, à medida que o conhecimento se expande, a tendência é o que o atendimento seja ainda melhor. Com um discurso devidamente alinhado às expectativas da sua audiência, fica muito mais fácil de engajar as pessoas e aumentar o número de alunos matriculados.

3. Incentive o marketing indireto (boca a boca)

Jamais pense que fechar uma turma com uma boa quantidade de alunos é um bicho de sete cabeças, afinal pode ser mais simples do que você imagina se souber utilizar o marketing ao seu favor. Com o propósito de construir um programa de indicação natural, o tradicional marketing boca a boca ainda tem muito espaço no mercado e é responsável por uma parte considerável de vendas.

Uma boa estratégia de marketing indireto é capaz de ativar alguns gatilhos mentais como curiosidade e autoridade, fazendo com que as pessoas se sintam propensas a, pelo menos, conhecerem a instituição para averiguarem a estrutura do local. Todavia, essa recomendação positiva só é possível se o seu negócio presa por um atendimento de primeira e oferece uma matriz curricular de qualidade.

4. Aposte em ações de marketing digital

Bem provável que você saiba a importância de tornar a marca mais conhecida no mercado, afinal, é possível conquistar novos clientes, ter novas parcerias estratégicas e ainda enaltecer os cursos de que dispõe. O marketing digital tem se oferecido como uma das grandes vantagens do crescimento exponencial da internet, tendo em vista que seus fundamentos facilitam a divulgação em um nível muito alto.

Entre as principais ferramentas capazes de atrair novos clientes estão o site, o blog, as redes sociais, o e-mail marketing, entre outros tipos. Essa aproximação, junto a um marketing educacional de excelência, é benéfica para marcar presença na web e, com isso, passar credibilidade entre as demais pessoas.

5. Utilize a tecnologia para captar alunos

Se fosse há 30 anos, ninguém jamais iria supor que a tecnologia daria um salto tão gigantesco como aconteceu, o que, para nossa sorte, faz com que a campanha de matrícula tenha mais efetividade nos dias de hoje. A utilização de recursos tecnológicos faz com que se perca menos tempo com processos burocráticos, e isso agiliza, e muito, o processo de captação de alunos.

A princípio, invista o orçamento em softwares capazes de disparar uma boa demanda de e-mails, a fim de reforçar as estratégias de marketing digital e nutrir os leads para que se tornem clientes um dia. A automação de tarefas permite que você saiba gerir melhor o tempo e tenha mais atenção para outros setores.

Os chatbots também são uma excelente ideia para atender dúvidas e conduzir os clientes para as próximas etapas, de maneira que você pode divulgar o trabalho da escola com agilidade. Além disso, não deixe de usar a estratégia orientada à mensuração de dados, levando em conta que essa análise potencializa a produtividade, gera cadastrados mais bem estruturados e oportunidades claras de vendas.

6. Participe de eventos educacionais

Agora se você quer um meio que não foque só no online e seja possível construir uma relação de confiança com as pessoas, a fim delas avançarem no funil de vendas, então nada mais agradável do que participar de eventos da área. Nesse espaço, é possível interagir com outras instituições, conhecer técnicas e divulgar os seus serviços de forma objetiva.

Uma feira do estudante, por exemplo, tem a capacidade de proporcionar melhorias em vários processos, principalmente na área da matrícula. Vendo por esse lado, desenvolva um estande que atraia os possíveis alunos, sempre priorizando a educação e o esclarecimento sobre as atividades da escola, de modo que, em troca, sejam ofertados brindes, descontos e bolsas de estudo.

Para concluirmos, vale enfatizar que a cada campanha de matrícula você mensure os resultados, porque isso contribui com a verificação da efetividade do marketing e uso consciente do orçamento distribuído entre os setores.

Se você gostou deste texto e sabe de alguma estratégia de matrícula que deu muito certo para a sua empresa, então comente abaixo para que outras pessoas saibam lidar com a situação!