As escolas precisam traçar estratégias a fim de captar clientes e manterem-se funcionais. Os serviços oferecidos pelas escolas são de natureza educativa e profissionalizante, ou seja, são serviços de alta demanda entre a população.

A educação dos filhos é uma das prioridades dos pais, que desejam que seus filhos contem com ensino de qualidade e fiquem preparados para enfrentar a vida e o mercado de trabalho. Os próprios estudantes procuram encontrar cursos que os deixem capacitados para atuar e desenvolver uma carreira promissora.

Abaixo, apontamos 7 formas de como motivar uma equipe de vendas e captar mais alunos com mais qualidade e assertividade!

1. Pague comissões

Um dos maiores incentivos para o vendedor ainda é ganhar sobre suas vendas. As comissões são justamente uma estratégia para estimular os colaboradores a produzirem mais.

A comissão oferece compensações financeiras proporcionais ao número de vendas efetivadas. Isso significa que, quanto mais alunos forem captados, mais alta será a remuneração do vendedor.

A busca por maior produtividade está diretamente relacionada ao interesse em ganhar mais, em obter uma renda mais elevada.

A comissão representa o ganho por produção. Assim, quem produz mais, ganha melhor.

2. Faça campanhas motivacionais

Outra maneira de engajar os colaboradores da equipe de vendas no trabalho de captação de alunos é criando campanhas motivacionais, que podem envolver ações diversas.

Vejamos algumas delas!

Ofereça fontes de conhecimentos

Um time de vendas bem informado certamente trabalha melhor. Procure autores e materiais que sejam compatíveis com a cultura organizacional da empresa e disponibilize-os aos seus colaboradores de forma organizada e contínua.

Os materiais podem ser de diferentes naturezas, como vídeos, áudios, webinars, livros e e-books. É importante que o material seja o mais acessível possível, como no caso de downloads gratuitos.

Use gamificação na busca de metas

A gamificação está presente em diferentes segmentos. Trata-se de planejar jogos e competições saudáveis para motivar o time de vendas.

Os desafios tendem a tornar o setor mais produtivo, estimulando o profissional a vender mais por engajamento e não somente por obrigação.

A gamificação deve seguir regras específicas que todos devem cumprir para que a avaliação seja a mais justa possível. A competição deve ser saudável, focada em dinâmicas que envolvam a colaboração e o trabalho em equipe.

As bonificações devem ser estimulantes, compatíveis com as condições financeiras da empresa e, ao mesmo tempo, com as expectativas da equipe.

Invista em ferramentas auxiliares

É importante que o trabalho dos colaboradores seja facilitado, principalmente com a tecnologia. Muitas alternativas automatizam o trabalho, incluindo softwares que agilizam os processos, tornando-os mais eficientes.

Alguns aplicativos móveis também podem contribuir para o desenvolvimento das tarefas. Eles são usados em computadores (desktop e notebook), celulares e tablets.

3. Treine a equipe

Outra dica de como motivar uma equipe de vendas é realizar um treinamento eficaz, deixando os colaboradores preparados para conquistar clientes.

Treinar a equipe fornece subsídios para melhorar as vendas usando técnicas variadas e modernas, aplicando novas estratégias e conhecimentos mais específicos que servem para otimizar as habilidades dos profissionais.

4. Realize reuniões

As reuniões ajudam a avaliar o trabalho efetivado e servem para compartilhar experiências e passar conhecimentos.

Elas devem ser o mais objetivas possíveis, focadas em assuntos realmente importantes. É um momento para que o gestor elogie o trabalho dos colaboradores e faça alertas sobre as falhas que estão sendo cometidas.

É uma ocasião especial para que eles também narrem suas próprias experiências, falando sobre suas dificuldades e conquistas.

O gestor terá, assim, a oportunidade de identificar os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe. É importante trabalhar os pontos fracos e desenvolver ainda mais os pontos fortes dos colaboradores, de modo que eles consigam evoluir em suas atividades, captando mais clientes à medida que se aperfeiçoam.

5. Crie um ambiente agradável

É muito desmotivador trabalhar em um ambiente desagradável, com intrigas, condições precárias de trabalho, muita pressão, uma hierarquia muito rígida e pouca flexibilidade.

Os colaboradores tendem a se sentir desanimados e até desejam abandonar a empresa.

Um ambiente motivador estimula a cooperação, o compartilhamento, a tolerância, a comunicação otimizada entre todos, a sinergia e assim por diante.

Um colaborador não deve ser egoísta ou egocêntrico, deve se sentir disposto a ajudar o colega quando ele precisa, a passar orientações e a dar dicas.

A ideia que ainda vigora em muitos locais de “cada um faça o seu que eu cuido do meu” nem sempre resulta em bons frutos. Realmente, cada um deve fazer sua parte, mas isso não significa trabalhar de forma desumanizada, como se somente o bem-estar pessoal importasse.

Um ambiente mais acolhedor é estimulante e representa um diferencial fundamental para os bons profissionais — aqueles que realmente desejam se engajar com suas atividades e levam a sério tudo que fazem.

6. Dê bons feedbacks

É importante para a equipe receber feedbacks, pois assim ela se sentirá valorizada e terá a oportunidade de aprender ainda mais sobre seu próprio trabalho.

O feedback é uma avaliação curta e objetiva sobre o desempenho do colaborador. Em poucas palavras, ele revela o que a empresa espera de seu trabalho, até que ponto ele está alcançando as metas e o que é preciso fazer para melhorar sua performance.

7. Ofereça benefícios que não sejam financeiros

Os benefícios financeiros são fundamentais, especialmente quando vivemos em um país onde a economia é oscilante e as incertezas em relação ao futuro são muitas. Mas não se pode limitar as compensações de uma equipe de vendas à remuneração em dinheiro.

Muitos benefícios podem ser ofertados a cada colaborador, como viagens, cursos gratuitos, dias de folga, prêmios específicos (um troféu, por exemplo), presentes diversos (roupas, calçados, relógios e outros bens), combustível por um determinado período e muitas outras coisas.

É possível também fazer um sorteio, oferecendo um veículo, um imóvel, um eletrodoméstico ou um conjunto de móveis.

O reconhecimento também é fundamental para o colaborador sempre que ele realiza um trabalho bem-feito. Isso significa elogiá-lo pelo seu desempenho, mesmo sem oferecer nenhum tipo de benefício físico.

Agora que você já aprendeu algumas dicas de como motivar uma equipe de vendas, convém colocá-las em prática o quanto antes!

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