As escolas precisam traçar estratégias a fim de captar clientes e manterem-se funcionais. Os serviços oferecidos pelas escolas são de natureza educativa e profissionalizante, ou seja, são serviços de alta demanda entre a população.
A educação dos filhos é uma das prioridades dos pais, que desejam que seus filhos contem com ensino de qualidade e fiquem preparados para enfrentar a vida e o mercado de trabalho. Os próprios estudantes procuram encontrar cursos que os deixem capacitados para atuar e desenvolver uma carreira promissora.
Abaixo, apontamos 7 formas de como motivar uma equipe de vendas e captar mais alunos com mais qualidade e assertividade!
1. Pague comissões
Um dos maiores incentivos para o vendedor ainda é ganhar sobre suas vendas. As comissões são justamente uma estratégia para estimular os colaboradores a produzirem mais.
A comissão oferece compensações financeiras proporcionais ao número de vendas efetivadas. Isso significa que, quanto mais alunos forem captados, mais alta será a remuneração do vendedor.
A busca por maior produtividade está diretamente relacionada ao interesse em ganhar mais, em obter uma renda mais elevada.
A comissão representa o ganho por produção. Assim, quem produz mais, ganha melhor.
2. Faça campanhas motivacionais
Outra maneira de engajar os colaboradores da equipe de vendas no trabalho de captação de alunos é criando campanhas motivacionais, que podem envolver ações diversas.
Vejamos algumas delas!
Ofereça fontes de conhecimentos
Um time de vendas bem informado certamente trabalha melhor. Procure autores e materiais que sejam compatíveis com a cultura organizacional da empresa e disponibilize-os aos seus colaboradores de forma organizada e contínua.
Os materiais podem ser de diferentes naturezas, como vídeos, áudios, webinars, livros e e-books. É importante que o material seja o mais acessível possível, como no caso de downloads gratuitos.
Use gamificação na busca de metas
A gamificação está presente em diferentes segmentos. Trata-se de planejar jogos e competições saudáveis para motivar o time de vendas.
Os desafios tendem a tornar o setor mais produtivo, estimulando o profissional a vender mais por engajamento e não somente por obrigação.
A gamificação deve seguir regras específicas que todos devem cumprir para que a avaliação seja a mais justa possível. A competição deve ser saudável, focada em dinâmicas que envolvam a colaboração e o trabalho em equipe.
As bonificações devem ser estimulantes, compatíveis com as condições financeiras da empresa e, ao mesmo tempo, com as expectativas da equipe.
Invista em ferramentas auxiliares
É importante que o trabalho dos colaboradores seja facilitado, principalmente com a tecnologia. Muitas alternativas automatizam o trabalho, incluindo softwares que agilizam os processos, tornando-os mais eficientes.
Alguns aplicativos móveis também podem contribuir para o desenvolvimento das tarefas. Eles são usados em computadores (desktop e notebook), celulares e tablets.
3. Treine a equipe
Outra dica de como motivar uma equipe de vendas é realizar um treinamento eficaz, deixando os colaboradores preparados para conquistar clientes.
Treinar a equipe fornece subsídios para melhorar as vendas usando técnicas variadas e modernas, aplicando novas estratégias e conhecimentos mais específicos que servem para otimizar as habilidades dos profissionais.
4. Realize reuniões
As reuniões ajudam a avaliar o trabalho efetivado e servem para compartilhar experiências e passar conhecimentos.
Elas devem ser o mais objetivas possíveis, focadas em assuntos realmente importantes. É um momento para que o gestor elogie o trabalho dos colaboradores e faça alertas sobre as falhas que estão sendo cometidas.
É uma ocasião especial para que eles também narrem suas próprias experiências, falando sobre suas dificuldades e conquistas.
O gestor terá, assim, a oportunidade de identificar os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe. É importante trabalhar os pontos fracos e desenvolver ainda mais os pontos fortes dos colaboradores, de modo que eles consigam evoluir em suas atividades, captando mais clientes à medida que se aperfeiçoam.
5. Crie um ambiente agradável
É muito desmotivador trabalhar em um ambiente desagradável, com intrigas, condições precárias de trabalho, muita pressão, uma hierarquia muito rígida e pouca flexibilidade.
Os colaboradores tendem a se sentir desanimados e até desejam abandonar a empresa.
Um ambiente motivador estimula a cooperação, o compartilhamento, a tolerância, a comunicação otimizada entre todos, a sinergia e assim por diante.
Um colaborador não deve ser egoísta ou egocêntrico, deve se sentir disposto a ajudar o colega quando ele precisa, a passar orientações e a dar dicas.
A ideia que ainda vigora em muitos locais de “cada um faça o seu que eu cuido do meu” nem sempre resulta em bons frutos. Realmente, cada um deve fazer sua parte, mas isso não significa trabalhar de forma desumanizada, como se somente o bem-estar pessoal importasse.
Um ambiente mais acolhedor é estimulante e representa um diferencial fundamental para os bons profissionais — aqueles que realmente desejam se engajar com suas atividades e levam a sério tudo que fazem.
6. Dê bons feedbacks
É importante para a equipe receber feedbacks, pois assim ela se sentirá valorizada e terá a oportunidade de aprender ainda mais sobre seu próprio trabalho.
O feedback é uma avaliação curta e objetiva sobre o desempenho do colaborador. Em poucas palavras, ele revela o que a empresa espera de seu trabalho, até que ponto ele está alcançando as metas e o que é preciso fazer para melhorar sua performance.
7. Ofereça benefícios que não sejam financeiros
Os benefícios financeiros são fundamentais, especialmente quando vivemos em um país onde a economia é oscilante e as incertezas em relação ao futuro são muitas. Mas não se pode limitar as compensações de uma equipe de vendas à remuneração em dinheiro.
Muitos benefícios podem ser ofertados a cada colaborador, como viagens, cursos gratuitos, dias de folga, prêmios específicos (um troféu, por exemplo), presentes diversos (roupas, calçados, relógios e outros bens), combustível por um determinado período e muitas outras coisas.
É possível também fazer um sorteio, oferecendo um veículo, um imóvel, um eletrodoméstico ou um conjunto de móveis.
O reconhecimento também é fundamental para o colaborador sempre que ele realiza um trabalho bem-feito. Isso significa elogiá-lo pelo seu desempenho, mesmo sem oferecer nenhum tipo de benefício físico.
Agora que você já aprendeu algumas dicas de como motivar uma equipe de vendas, convém colocá-las em prática o quanto antes!
Se você curte redes sociais, aproveite e siga a agência Nova Macro no Facebook e no Instagram!
Related posts
Deixe uma resposta Cancelar resposta
POSTS POPULARES
#NOVAMACRO
No images found!Try some other hashtag or username
Stay connected