Você foi apurar a última campanha de marketing escolar e percebeu que os resultados não foram nem de longe aquilo que esperava para o período? Talvez esteja na hora de reavaliar seus conceitos daqui para frente.

Para trabalhar bem cada etapa do funil de vendas e fazer com que o público se interesse pelos serviços da escola, deve-se elaborar estratégias de marketing eficientes que gerem uma melhoria nos resultados.

Neste artigo, trouxemos 7 dicas fundamentais para otimizar as campanhas de marketing e aumentar as vendas. Confira!

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo a ser dado nessa jornada para tornar sua campanha de marketing escolar algo primoroso é entender o porquê do seu negócio, isto é, a intenção por trás de cada estratégia e as metas em cima disso. Entender a razão pela qual você faz o marketing conta muito para obter sucesso, afinal, a indefinição do que deseja a curto, médio ou longo prazo pode significar um sinal de alerta na instituição.

Pare, pense e faça uma lista das possíveis motivações que podem levar você a criar campanhas para a escola que gerencia. Independentemente se o seu propósito é realizar a captação de alunos, aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads qualificados, reduzir custos ou qualquer outro fator, lembre-se de que suas metas precisam ser mensuráveis, específicas, relevantes, atingíveis e temporais.

2. Entenda quem é o seu público

Você tem plena convicção de que está ofertando seus cursos para o público certo e que as campanhas estão de acordo com as características dessas pessoas? Se não soube encontrar uma resposta clara para a pergunta anterior, então é bem provável que você esteja massificando suas estratégias e, com isso, jogando dinheiro fora com quem nem se importa com o serviço que oferece.

Para otimizar as campanhas é indispensável segmentar o público e desenvolver personas do negócio, isto é, personagens que representam um modelo ideal de cliente e permitem direcionar suas táticas. Por meio de pesquisas de mercado, entrevistas com o time de vendas e análises da sua audiência, você pode coletar dados importantes, a fim de compreender as tendências de consumo.

3. Escolha os melhores canais de comunicação

Vamos imaginar que você queira se deslocar de um determinado bairro a outro em sua cidade, sendo que é possível ir de carro, ônibus, trem, moto e até bicicleta. Sua escolha terá como base fatores como distância, tempo e comodidade, tendo em vista que sua experiência em relação ao trajeto influenciará na tomada de decisão.

Transpondo essa analogia para o marketing, perceba que os canais de comunicação serão os meios de transporte dos conteúdos, cujo bairro que você quer chegar, nesse caso, é o público-alvo. Entenda que é possível atrair novos alunos pelas redes sociais, pelo site, pelo e-mail marketing e diversas outras plataformas, desde que a linguagem tenha a ver com o público e a proposta de comunicação seja a melhor possível.

4. Produza conteúdos de qualidade

Levando em consideração que os brasileiros costumam ler pouco, e a internet oferece várias formas de se distrair, a única maneira de prender a atenção dos visitantes do site e fazer com que eles assimilem o que quer dizer é oferecendo algo de valor. Mas calma! Não quer dizer que você tenha que mandar joias preciosas para o seu público, muito pelo contrário, o valor, no caso, é o conteúdo gerado.

O marketing de conteúdo exerce um enorme poder de persuasão, sem contar que ajuda a educar o mercado sobre a funcionalidade de determinado produto ou serviço e serve como chamariz para atrair potenciais clientes. Sendo assim, faça com que as pessoas se interessem pelos cursos disponíveis na escola a partir de materiais relevantes e que tenham a intenção de sanar os pontos de dor do público.

5. Utilize ferramentas de automação

Essa história de resmas de papel jogadas de um lado para o outro parece mais aquela visão de repartição pública que os programas de humor gostam de satirizar, não é mesmo? Óbvio que em pleno século XXI você não quer a imagem da escola associada a algo tradicionale sem inovação alguma, por isso é essencial não somente reduzir a burocracia administrativa, mas deixar o marketing mais fluido.

Existem várias ferramentas tecnológicas que podem facilitar sua vida para entregar campanhas de marketing escolar cada vez melhores, tais como softwares de gestão, plataformas de automação de e-mail, chatbots para atendimento ágil etc. Quanto mais a escola abraçar a inovação, maiores as chances de conseguir alcançar os resultados, de modo que isso se torne uma tremenda vantagem competitiva.

6. Acompanhe as métricas do negócio

Ledo engano de quem acha que o marketing diz respeito só à criação de campanhas revolucionárias para convencer as pessoas, pois existe um campo que dá suporte a todas as estratégias pensadas: a análise de métricas. Com uma boa coleta de dados, você consegue respaldo para compreender como está o andamento do negócio, tanto em relação ao que deu certo até então quanto ao que pode ser melhorado.

Mensurar os resultados obtidos é uma maneira de obter um feedback quantitativo que vai orientar suas próximas decisões, proporcionando novas ideias para não só conquistar novos alunos como também fidelizá-los. Portanto, analise fatores como o valor médio pago por aluno, taxa de conversão de leads, retorno sobre o investimento aplicado, entre outros aspectos.

7. Invista em uma agência especializada

No entanto, se você ainda encontrar dificuldades para otimizar as campanhas, não resta dúvidas de que precisa firmar uma parceria comercial, tendo como objetivo otimizar tempo e dinheiro. Tem momentos que nem sempre podemos dar conta de tantas demandas, afinal, gerir uma escola tem vários desafios o dia todo e, nessas horas, torna-se mais vantajoso terceirizar o trabalho do marketing.

Confiar em uma empresa que tem experiência em lidar com os vários assuntos que cercam o meio do marketing educacional é a solução perfeita, porque permite que você foque seus esforços em outras áreas da instituição. Nas mãos de profissionais capacitados, a possibilidade de engajar o público é maior, sem contar que a visibilidade e a credibilidade da escola podem aumentar bastante.

Por fim, vale reforçar que o apoio de uma agência para otimizar a campanha de marketing escolar pode gerar ótimos resultados nas redes sociais, principalmente se a empresa é especializada em lidar com as novas gerações.

Caso tenha despertado o interesse de atrair mais alunos para a instituição de maneira simples e tranquila, entre em contato com a gente para que possamos dar todo o suporte que necessita!