Você já ouviu falar em branding escolar? Embora a palavra seja muito utilizada pelos profissionais de marketing, deve também estar na ponta da língua de todos os gestores de escolas, uma vez que está conectada com os rumos que a instituição tomará para o futuro.

Os profissionais que não levam o assunto a sério podem ter muitas dificuldades para posicionar a instituição no mercado, ter novos alunos e conseguir que os atuais permaneçam nela. Por isso, a atualização se faz necessária.

Neste texto, você verá o que é branding escolar, quais são os principais motivos para realizar a gestão da marca na instituição e como uma agência pode ser útil nesse processo. Quer saber mais sobre marketing escolar? Então, descubra como isso pode ajudar a sua instituição a crescer!

Boa leitura!

O que é branding escolar?

Branding é uma palavra em inglês para as estratégias de marketing utilizadas para destacar determinada marca no mercado. O objetivo é aumentar o valor que as pessoas dão aos serviços e produtos oferecidos, além de melhorar a reputação da instituição.

Nas escolas, uma marca constitui tudo o que está ligado a ela, desde o nome e o logotipo até o material didático e o uniforme. Como a educação é um mercado muito competitivo, levar a comunidade escolar a reconhecer a marca é importante para fazer com que as pessoas admirem e desejem estudar na instituição.

Com o branding escolar, o reconhecimento das ações efetuadas pela escola será maior, o que poderá aumentar o número de matriculados e até mesmo a vontade dos atuais alunos em continuar estudando na instituição.

Quais são os maiores motivos para fazer uma gestão da marca escolar?

Uma escola que deseja crescer no mercado necessita de uma gestão da marca. Quer saber quais são os grandes motivos para o branding ser tão necessário? Então, confira agora!

Criar uma identidade própria

Todas as pessoas possuem uma identidade. É um tipo de documento que mostra que são diferentes de todas as outras existentes. Ainda assim, é comum encontrarmos pessoas que se sentem infelizes por acreditarem que não possuem identidade, quando, na verdade, querem dizer que não sabem quais são suas reais características, vontades e desejos.

Nas escolas, é comum que aconteça a mesma coisa. Embora existam documentos ressaltando a missão e os valores da instituição, muitas vezes, os administradores não sabem dizer quais são os diferenciais da escola, nem mesmo as vantagens.

Com isso, fica difícil fazer com que a marca seja respeitada no mercado, já que será considerada como apenas mais uma na cidade.

Como você viu, criar uma identidade própria vai além de ter um arquivo que diga no que a escola acredita. Mais do que isso, refere-se a uma personalidade própria que deve ser incorporada por todos os colaboradores, desde a direção e professores até os profissionais da secretaria e limpeza.

Melhorar o posicionamento da escola no mercado

Outra vantagem em fazer uma gestão da marca está em melhorar o posicionamento da escola no mercado. Além de ter uma identidade bem definida, é importante fazer com que as pessoas saibam e gostem disso. Por isso, a escola deve pensar em estratégias para divulgar as principais ações realizadas, conectando-as com a missão e valores da instituição.

Dessa forma, com o tempo, a própria comunidade fará a relação da instituição com os valores desejados, melhorando a forma com que enxergam a escola. Entretanto, para que isso aconteça, é fundamental engajar os alunos.

Aumentar o engajamento dos alunos

Você se lembra que a identidade só funcionará quando todo o corpo escolar estiver conectado com as ideias disseminadas? Pois é, como os alunos estão dentro dessa unidade, eles são fundamentais nesse processo. Quando um estudante se comunicar com qualquer outra pessoa, ele também representará a marca da instituição.

Se o aluno consegue ser aprovado, a despeito de ter estudado, ele demonstrará para todos e para si mesmo que ele só precisa estar presente para conseguir os objetivos traçados.

Por isso, é fundamental fazer com que os alunos “comprem” a ideia da escola. Se o desejo for preparar os alunos para o mundo tecnológico, a escola deverá demonstrar para eles como este conhecimento é importante e como eles utilizarão isso no futuro.

Garantir vantagem competitiva

Com pais, alunos e comunidade acadêmica satisfeitos, além de uma boa gestão de marketing, a instituição terá uma vantagem competitiva em relação às demais. Quando os pais pensarem em colocar os filhos em uma escola, a sua instituição será a primeira a ser lembrada.

Dessa forma, a tendência será de que, no futuro, menos recursos de marketing sejam necessários, uma vez que as pessoas escolherão a escola naturalmente.

Como fortalecer a imagem da marca com o apoio de uma agência?

Uma agência especializada em branding escolar conhece melhor o público. Assim, poderá traçar, junto a escola, as melhores estratégias para conseguir manter os atuais alunos e atrair novos para a instituição. Isso acontece pela possibilidade de direcionar cada ação para o público certo, economizando recursos e aumentando o número de interessados.

A experiência é um fator central. Enquanto os profissionais de uma agência já realizaram diversos trabalhos voltados ao ambiente escolar, os gestores ou colaboradores encarregados dessa função precisariam aprender com os erros, desde o início. Assim, muito do investimento poderia ser perdido, diminuindo a eficácia das ações.

Além disso, com a agência, a escola pode fazer com que o tempo seja mais bem gerido, já que os colaboradores executarão apenas as tarefas em que são responsáveis e têm experiência para tratar. Dessa forma, a execução será mais rápida e com maior qualidade. Assim, a instituição e toda comunidade acadêmica saem ganhando.

Um gestor escolar que não conhece as principais estratégias de branding e não sabe como investir com eficiência, está na contramão do mercado e terá maiores dificuldades para fazer com que a escola cresça no mercado.

Então, procure mais informações para fazer com que seu conhecimento de branding escolar cresça, bem como os resultados da instituição em médio e longo prazo.

Uma das principais formas de fazer isso é ler os principais blogs de marketing educacional disponíveis. Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdo em primeira mão na sua caixa de entrada.