Uma das tendências no mercado educacional são os cursos profissionalizantes. A procura por esse tipo de formação, que tem como vantagens o conhecimento prático, menor tempo de conclusão e boas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, tem aumentado consideravelmente e feito com que cada vez mais instituições de ensino ofereçam essa modalidade.

Isso, no entanto, também tem tornado esse nicho de mercado educacional ainda mais acirrado, por isso as escolas profissionalizantes precisam se destacar e usar estratégias para conseguir alcançar mais matrículas. Para isso, o marketing educacional conta com técnicas para atrair novos estudantes, entre elas a macro captação de alunos para cursos profissionalizantes.

Para descobrir como essa excelente estratégia pode aumentar as matrículas e as vantagens de usá-la, continue lendo nosso artigo!

O que é a macro captação de alunos?

A macro captação de alunos consiste em fazer uso de técnicas de marketing educacional cujas ações causem alto impacto no maior número de potenciais alunos ao mesmo tempo. Ou seja, com uma única ação espera-se alcançar e converter o máximo de matrículas.

A macro captação é usualmente ligada a formas de marketing educacional offline, mas não precisa se limitar a isso. Na verdade, o uso integrado da tecnologia de mídias com as ações de macro captação tem se mostrado uma excelente maneira de potencializar os efeitos esperados.

A macro captação clássica utiliza-se de instrumentos como telemarketing, planfletagem, palestras, participação em feiras vocacionais, campanhas em outdoors, televisão e meios de comunicação tradicionais. Esses usos alcançam um público importante e, quando bem utilizados, podem garantir um bom retorno.

Outras formas de macro captação de alunos para cursos profissionalizantes que têm sido utilizadas é o uso de disparos pagos em redes sociais, tais como Facebook e Instagram, assim como aplicativos de conversa como o WhatsApp. O mailmarketing, uso de newsletters e outras formas de captação digitais que usam de automação e ações de grande repercussão também podem ser utilizados nesse tipo de estratégia.

Existem muitas formas que os profissionais gabaritados nesse tipo de divulgação podem oferecer para a sua instituição de ensino. Cada estratégia deve ser ponderada pensando na capacidade da escola, seus pontos fortes e nas possibilidades de ofertas de bolsas e descontos e outras maneiras de atrair o público.

Quais os objetivos dessa estratégia?

O principal objetivo da macro captação de alunos para cursos profissionalizantes é gerar o maior número possível de matrículas com uma ou poucas ações de divulgação de alto impacto. Para tanto, o marketing educacional trabalha com diversas ferramentas que permitem implementar esse tipo de técnica com eficiência.

Para além disso, há outros objetivos interessantes que esse tipo de divulgação pode trazer. Veja a seguir!

Visibilidade de mercado

Um dos principais objetivos que a macro captação tem é criar uma maior visibilidade da marca da instituição de ensino profissionalizante no mercado. Como as ações são voltadas para atingir o maior número possível de pessoas, a marca tende a alcançar um grande público e se tornar conhecida.

Assim, é muito importante planejar as ações de marketing educacional na captação, pois elas criarão a imagem da marca ante o público com muito mais força, visto que são feitas para causar impacto imediato e conseguir um alto número de conversões em matrícula de imediato.

Alcance do público-alvo

Sendo a macro captação feita para atingir o maior número de potenciais alunos com o menor número de ações, ela também é voltada a um público-alvo maior. Assim, a audiência que esse tipo de marketing educacional procura é mais ampla e por isso consegue chegar em um grande número de pessoas.

Logo, a macro captação de alunos tem um grande alcance de público-alvo, o que pode ser muito benéfico para a escola profissionalizante. Além de conseguir se tornar uma marca reconhecida, a captação nesses termos tende a ser alta. Considerando que os períodos de matrícula não possuem regularidade estipulada em cursos profissionalizantes, esse tipo de divulgação em massa tem um efeito bastante positivo.

Recrutamento diferenciado

As formas de uso da macro captação de alunos, seja por meio das mídias tradicionais offline, seja pelo uso adequado de ações de grande impacto pela internet, têm como objetivo atingir tanto o público interessado quanto em despertar o interesse de pessoas que ainda não haviam pensado nessa possibilidade.

Considerando que os cursos profissionalizantes estão em alta, um dos principais objetivos dessa forma de prospecção é alertar sobre a existência deles e despertar o público para o recrutamento de novos alunos que desejam esse tipo de formação.

O uso de meios de atração em massa, portanto, já gera uma comoção diferenciada que leva a uma campanha de recrutamento que pode atingir os mais variados perfis. Isso permite uma taxa de conversão maior e mais diversificada.

Quais as vantagens de usar essa técnica?

A macro captação de alunos, quando bem executada, leva a uma taxa de conversão imediata, ou seja, um grande número de matrículas de uma só vez com o menor número de ações de divulgação. Esse tipo de impacto gera receita e demonstra um bom retorno de investimento nessa estratégia.

Além disso, por ser uma forma de divulgação impactante, tende a construir a presença da marca no nicho de mercado como uma instituição de renome. A cada nova ação, consolida-se ainda mais a existência da instituição e ela se fortalece dentro do mercado educacional.

Esse modelo de divulgação também oferece a vantagem de ser imediato, ou seja, criar conversões em grande número com poucas ações de alta visibilidade e em menor tempo. Isso pode ser muito útil na reta final anterior ao período de início letivo para preencher vagas remanescentes, por exemplo.

Em suma, os cursos profissionalizantes, em um mercado cada vez mais acirrado, precisam se destacar da concorrência para conseguir adquirir um maior número de matrículas. A macro captação de alunos, portanto, é uma forma extremamente viável de executar esse plano e conseguir a visibilidade necessária.

Ficou alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário abaixo e teremos prazer em responder você!