Você já reparou que muitas instituições estão contratando os serviços de agências de marketing educacional por aí? Isso acontece porque o marketing digital para escolas virou um diferencial competitivo e ninguém quer ficar de fora de algo que tem dado certo.

De maneira geral, as instituições precisam investir em marketing digital para melhorar a captação de alunos e apresentar resultados positivos no balanço da empresa, contando inclusive com um custo-benefício que vale muito a pena.

Para você entender mais sobre o tema e ter uma gestão escolar assertiva, preparamos uma lista com 6 vantagens do marketing digital. Acompanhe!

1. Permite segmentações mais precisas

Por mais que você tenha uma matriz de cursos excelentes, será que eles atendem às expectativas do seu público da mesma forma que você imagina? Para responder a essa dúvida, existe algo que é fundamental em qualquer campanha de marketing: a segmentação.

Com a utilização do marketing digital, fica muito mais simples segmentar o público e identificar aqueles que mais se interessam pelos seus serviços, de modo que as táticas de engajamento sejam voltadas para os perfis de pessoas que mais se afeiçoam com a escola. Tendo esse planejamento a respeito de quem merece os esforços da empresa, a tendência é otimizar o serviço e torná-lo algo ainda mais agradável.

2. Possibilita a divulgação em vários canais

Um dos grandes benefícios da transformação digital foi o de encurtar barreiras e fazer com que a informação chegasse muito mais rapidamente às casas das pessoas, de modo que elas tenham a autonomia de escolher se querem ou não comprar algo. Com táticas bem desenvolvidas de marketing digital para escolas, você pode usar e abusar da sua presença online para divulgar a instituição da melhor maneira possível.

Uma imagem nas redes sociais, um post no blog da escola e um fluxo de e-mail marketing para influenciar a tomada de decisão são recursos de extrema importância na captação de alunos. É preciso marcar presença onde o público está com mais frequência, por isso vale a pena atualizar os perfis virtuais e criar uma identidade visual que sirva de apelo para atrair o público.

Desenvolver uma boa campanha de marketing para atrair novos alunos pelas redes sociais, por exemplo, pode apresentar excelentes resultados, levando em consideração o poder de viralização dessas novas mídias. Essa versatilidade do marketing digital faz com que o negócio escale novos patamares de autoridade de mercado, o que pode ser primordial para alavancar as vendas de cursos.

3. Potencializa o relacionamento com os alunos

O marketing digital tem as ferramentas estratégicas necessárias para proporcionar um relacionamento entre o público e a marca muito mais interessante, de modo que os seus clientes possam até indicar os serviços da escola para outras pessoas. Estabelecer uma comunicação de primeira linha é o princípio básico para sobreviver na internet e oferecer algo que vai muito além da expectativa do público.

Ao criar uma ponte acessível entre a escola e os alunos, as chances de incluir programas personalizados e que atendem às necessidades das pessoas é muito maior. Muitas vezes o fornecimento de bolsas e descontos vai muito além de atrair matrículas, gerando confiança no público — de modo que essas pessoas se sintam à vontade na instituição e possam desfrutar de um ensino qualificado.

4. Acompanha a jornada de compra

Há 30 anos você conseguiria prever em que ponto estaria o seu cliente na jornada de compra ou quais seriam as devidas necessidades dele no decorrer do tempo? Bem provável que fosse mais difícil engajar o público no momento certo — tanto é que o marketing se resumia a estratégias massificadas e que, algumas vezes, serviam só para desperdiçar recursos financeiros com campanhas que não tinham retorno.

No entanto, com a transformação digital e o marketing tomando nova cara, ficou muito mais simples acompanhar os passos dos prováveis clientes e saber quais são os possíveis pontos de dor que os afligem. Os conteúdos ficaram mais diretos e tornam a ligação entre a marca e o público um caminho tranquilo, permitindo que você descubra como seus cursos podem fazer a diferença na vida dos jovens.

O conceito de funil de vendas é muito aplicado no marketing digital, tendo em vista que os conteúdos criados precisam conversar com o público no momento certo, até mesmo para não queimar uma oportunidade de venda. Embora a jornada de compra não seja um caminho linear, pode-se minimizar os passos dos clientes com estratégias específicas e direcionadas para promover a escola com eficácia.

5. Mostra que a escola se atualiza

Não tem algo mais desanimador para os jovens do que lidar com coisas ultrapassadas e sem apelo em relação ao mundo em que eles vivem. As novas gerações gostam de ser impactadas com o que transcende o viés normal e transborda inovação. Por isso, a escola precisa ser muito mais do que uma mera instituição e se integrar às tendências de mercado que fazem sucesso.

A inovação na educação é o melhor atalho para captar alunos em grandes quantidades, de maneira que o marketing digital colabora para que isso potencialize na mente dos prováveis clientes. Trabalhar com esse mundo tecnológico ajuda a desburocratizar a gestão escolar e fazer com que o tempo seja mais bem aproveitado, a fim de otimizar os recursos e tornar sua escola bem mais atrativa.

6. Mensura os resultados com eficiência

Vamos imaginar que você tenha a pretensão de aumentar o número de matrículas em 6 meses, mas resolve adotar os métodos tradicionais de marketing para tal. Você acha que conseguiria quantificar o número de pessoas que pegaram um folheto na rua ou viram uma propaganda em um miolo de revista e, mais do que isso, associar que elas contrataram um curso por conta dessas ações?

Provavelmente as campanhas massificadas não são o que você espera, por isso o marketing digital se torna um aliado ao mensurar as estratégias e verificar se a há retorno sobre o investimento aplicado. Por meio de análises de visitantes no site, ticket médio de contratações de cursos, taxas de indicações e outras métricas, o marketing digital consegue entregar feedbacks precisos, que facilitam a vida dos gestores.

Para finalizarmos, lembre-se que é de suma importância que os gestores acompanhem de perto o desenvolvimento das ações de marketing digital para escolas, a fim de tomar as medidas corretivas (caso precisem) e aprimorar a comunicação.

Aproveitando que está por aqui e que entendeu os benefícios do marketing digital, descubra como melhorar seu ambiente escolar e atrair mais alunos!