Como aumentar o faturamento da minha escola? Essa pergunta é comum entre os gestores escolares, que além de gerenciar as instituições precisam pensar em alternativas para aumentar os lucros.

Toda escola é uma empresa e por isso ela deve ser lucrativa. Mas, para aumentar o faturamento, primeiramente, é preciso que a escola tenha qualidade no serviço que ela oferece. Dessa forma, ficará mais fácil criar novas alternativas e produtos complementares aos que já são oferecidos.

A importância deste faturamento nas escolas

Ter um bom faturamento é importante, pois é ele que garante a saúde financeira da escola. Além disso, é necessário que esse fluxo de caixa seja constante para que a instituição não sofra com oscilações de períodos com muitas matrículas e outros com alta evasão.

Sabemos que vender sempre mais é o sonho de todo empreendedor, contudo não é uma tarefa simples. Antes de pensar em aumentar os lucros, é preciso fazer alguns investimentos e traçar estratégias a longo prazo. Por exemplo, é importante investir em estratégias de marketing, treinamento das equipes e pensar em solução para a retenção de talentos. Confira algumas dicas a seguir.

7 dicas para aumentar o faturamento da escola

Quem possui uma escola profissionalizante sabe que, além de oferecer ensino de qualidade, é preciso pensar em diferenciais para fidelizar os alunos e implementar melhorias na instituição.

Por isso, separamos 7 dicas para ampliar o faturamento.

1. Crie cursos extras

Normalmente, as escolas profissionalizantes e cursos de idiomas têm períodos mais longos de cursos, que duram um semestre inteiro ou até um ano. É importante oferecer esse tipo de curso, pois ele garante a permanência do aluno. Mas, de modo complementar, também é possível oferecer cursos extras.

Por exemplo, se sua escola é um curso de idiomas, além de oferecer o inglês básico, é possível criar um curso extra aos sábados com foco no business english ou ainda no inglês para turismo. Dessa forma, não só o aluno pode fazer o curso, como ele poderá indicá-lo para amigos e familiares.

2. Ofereça opções diversas de pagamento

Uma forma de aumentar o faturamento e melhorar o fluxo de caixa é oferecendo opções diferentes de pagamento. Todo mundo gosta de desconto, por isso, pense em facilidades para pagamentos à vista ou promoções especiais para quem levar um amigo para se matricular junto.

Outra maneira de melhorar o faturamento é conversando com inadimplentes e retirando multas e juros por atraso. Essa pode ser uma forma de receber dos devedores e garantir que as dívidas não se arrastem por muito tempo.

3. Promova confraternizações e eventos

Se sua escola possui um espaço físico grande, é hora de utilizá-lo. Uma das alternativas de levantar uma grana extra é promovendo eventos e festas na instituição. Normalmente, os alunos gostam de frequentar esse tipo de festa, pois já conhecem as pessoas e ganham uma oportunidade a mais de fazer networking.

Assim, a escola pode promover festa junina, halloween, feiras temáticas e até bailes de máscara e convidar os alunos e seus familiares. Com a cobrança de ingresso para entrada e sem a necessidade de alugar um espaço, será possível aumentar o faturamento.

4. Aproveite melhor o espaço físico

Há muitas escolas que possuem laboratórios, áreas de convivência e salas que ficam vazias no final de semana ou nos períodos em que o curso não funciona. Mas saiba que esses espaços físicos podem render um dinheiro extra para a instituição. Quando eles não estiverem sendo usados pelos alunos, você pode fazer parcerias com outros professores ou empresas e alugar os espaços por períodos específicos.

5. Invista em tecnologia

Antes de pensar em melhorar o faturamento, é preciso investir e expandir o valor agregado do seu serviço. Assim, se você deseja aumentar o preço de um curso, por exemplo, é importante que sua escola ofereça algum diferencial, e a tecnologia pode ser esse recurso.

É possível comprar novos equipamentos, modernizar as salas de aula e investir em sistemas de software. Dessa forma, com novas implementações, será possível construir uma imagem de escola moderna e, consequentemente, cobrar um valor diferenciado por esses benefícios.

6. Faça parceria com outras empresas

Outra forma de aumentar o faturamento é realizando parceria com outras empresas que não sejam do mesmo nicho que o seu, mas que trabalhem com o mesmo público. Por exemplo, se sua escola oferece curso profissionalizante de estética, faça parceria com salões e clínicas de estética.

Assim, os alunos ficarão interessados por terem oportunidades de serem inseridos no mercado de trabalho, sua escola divulgará a empresa parceira e a empresa parceira divulgará sua escola como opção de profissionalização.

7. Realize treinamento de equipes

Para aumentar o faturamento de uma escola, não basta aumentar o valor da mensalidade. É preciso oferecer um serviço completo e diferenciado, e o investimento em treinamento é uma das formas de agregar valor.

Ao capacitar a equipe de profissionais e realizar treinamentos periódicos, os alunos se sentirão mais valorizados e perceberão a diferença no atendimento e qualidade do serviço prestado. Assim, a fidelização se torna mais fácil e a indicação para outras pessoas também aumenta.

A necessidade de ajuda de uma empresa especializada

Traçar essas estratégias e criar um planejamento pode parecer simples, mas ao executá-los, é possível que o gestor tenha alguma dificuldade. Por isso, é importante buscar uma empresa especializada que facilite nessa tarefa.

Promover a captação de alunos de forma regular e criar novos serviços para aumentar o faturamento, requerem conhecimento especializado de mercado, que muitos novos empreendedores não possuem. Além disso, uma agência especialista pode realizar pesquisas, sugerir ações de marketing e melhorias dentro da sua empresa que poderão aumentar o faturamento.

Portanto, essa contratação de serviços não deve ser encarada como gasto, e sim como um investimento, pois uma ajuda especializada otimiza o tempo do gestor e oferece ideias inovadoras.

Gostou do nosso conteúdo? Está em busca de ideias de como aumentar o faturamento de sua escola? Acesse o nosso site e entre em contato conosco, temos a solução ideal para a sua necessidade!