Para conseguir captar alunos, é importante recorrer a estratégias eficazes, como uma boa campanha de marketing e uma divulgação adequada. Também é importante contar com um corpo qualificado de docentes, que trabalhem da melhor maneira possível, ofertando um ensino de boa qualidade, que ofereça resultados em curto, médio e longo prazo.

Por esse motivo, na hora de contratar profissionais é fundamental considerar alguns critérios relevantes, como os que mostraremos neste artigo. Confira 7 dicas eficazes de como contratar professores!

1. Compreenda quais são as necessidades da escola

Primeiramente, é preciso conhecer as reais necessidades da escola, pois a partir delas é possível preparar um processo seletivo estruturado na hora de contratar professores. Identifique quais são as disciplinas que mais exigem atenção, que requerem maiores cuidados didáticos de bons profissionais. Avalie o quanto essas mudanças influirão na reputação da escola, melhorando sua imagem perante o público.

Realize uma busca minuciosa, verificando as demandas e procurando identificar os profissionais que mais se identificam com o perfil da instituição, que estão desejosos de crescer com a empresa. Não basta ensinar as disciplinas, é necessário também que o professor esteja efetivamente comprometido com o desenvolvimento dos alunos e com a cultura da escola.

2. Observe se a experiência do profissional se ajusta ao que a escola precisa

Como contratar professores realmente qualificados se não se analisar suas experiências anteriores, sua trajetória, e compará-las com o perfil da escola, com seus valores e sua missão? Toda escola precisa de profissionais que saibam trabalhar com os alunos. Por esse motivo, procure o máximo de informações sobre os candidatos, entendendo os objetivos deles e o que podem acrescentar no desenvolvimento da empresa.

Não importa a idade — o que importa é que eles realmente desejem trabalhar, sejam dedicados e queiram fazer a diferença na sala de aula. Por meio dos currículos, é possível acessar o histórico dos profissionais. Isso também é possível, consultando as redes sociais ou entrando em contato com empregadores ou outros professores que possam dar referências sobre eles.

3. Analise a metodologia de ensino aplicada pelo candidato

O modo como a disciplina é ensinada em sala de aula influi bastante no nível de aprendizagem dos alunos. Os professores devem fazer uma gestão eficiente do conteúdo, passando seus conhecimentos de forma que os discentes consigam compreender da melhor forma possível. É interessante que o professor consiga interagir no nível dos estudantes e não exigir que eles alcancem seu próprio nível de conhecimentos e habilidades.

Por isso, os responsáveis pela contratação precisam analisar as competências de cada candidato e os métodos que ele usa para captar a atenção dos alunos. É relevante que os estudantes tenham interesse pelas aulas, não se sentindo entediados, nem distraídos. Além disso, a metodologia empregada para manter a ordem é fundamental.

O bom profissional é hábil para intervir de forma didática com a finalidade de manter a ordem na sala de aula, sendo paciente, flexível e tolerante, mas sabendo também se impor para evitar desordens e desacatos. O professor deve ser capaz de ensinar e desenvolver os alunos nas questões psicológicas em geral.

4. Avalie se o profissional busca atualizações

Outra dica de como contratar professores é analisando seu comportamento em relação às atualizações. O profissional que atua na área da educação precisa se atualizar regularmente. É preciso continuar estudando, fazer especializações, aprimorar-se em novas técnicas, conhecer e aplicar novos métodos.

O professor que apresenta mais certificações, que conta com títulos adicionais, que periodicamente faz cursos presenciais ou online, revela que está interessado em oferecer um bom trabalho, mantendo-se competitivo, destacando-se em sua carreira e contribuindo para o desenvolvimento da instituição em que trabalha.

5. Considere também os conhecimentos tecnológicos do candidato

Os conhecimentos e as habilidades de natureza tecnológica são relevantes para qualquer profissional. Se o professor possui uma boa metodologia de ensino, especializações, muita vontade de trabalhar, mas não está muito atualizado sobre as tecnologias, ele pode perder competitividade.

É importante a renovação constante na área, compreendendo sobre os novos softwares e aplicativos, sites educativos e diferentes ferramentas que podem auxiliá-lo na difícil tarefa de ensinar. Recursos como 3D, realidade virtual e realidade aumentada são exemplos de como a tecnologia pode ajudar no momento de passar o conteúdo e captar a atenção dos alunos.

Fazendo uso de ferramentas modernas em sala de aula, é possível desenvolver ainda mais os aspectos cognitivos e estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes.

6. Veja as tendências do mercado para entender como contratar professores

Além das demandas da própria escola, convém analisar as tendências no setor da educação. Nenhuma escola deseja perder espaço para os concorrentes. Cabe, portanto, ao gestor fazer uma pesquisa de mercado a fim de ficar a par das novidades que estão impactando na área.

A partir dos efeitos que as novidades e as mudanças estão causando no ensino, é necessário ajustar a estrutura da instituição, selecionando bons profissionais.

Quando for viável e conveniente, levante as condições exigidas pelas outras escolas na contratação de colaboradores, remodelando dessa forma o recrutamento de vagas a fim de se adequar às práticas vigentes no mercado. Não esqueça de avaliar a remuneração média dos profissionais porque assim poderá oferecer um salário justo, o qual é, certamente, um fator decisivo para captar candidatos.

7. Ressalte quais são as características pessoais do candidato

Se as tendências do mercado são relevantes, não menos importantes são as características pessoais do candidato. Claro que encontrar um profissional que atenda todas as suas expectativas é praticamente impossível. Mas é possível encontrar pessoas que apresentem muitas especificações valiosas para trabalhar com sucesso na sala de aula e conquistar diferenciais para a escola.

Durante a entrevista, pode-se analisar qualidades como: disponibilidade, dinamismo, flexibilidade, engajamento, integridade, boa comunicabilidade e assim por diante.

O posicionamento do professor é fundamental para que os estudantes mantenham o respeito devido, tenham a conduta adequada dentro da escola e, em especial, em sala de aula. Os alunos devem se sentir motivados a efetuar as atividades propostas pelo educador.

Avalie se o professor consegue atuar bem em coletividade ou se atua de forma mais individualista. O senso de coletividade é importante porque garante um relacionamento saudável tanto com os alunos quanto com os colaboradores da instituição, sejam outros integrantes do corpo docente, sejam gestores, sejam auxiliares, sejam quaisquer parceiros.

Os professores são fundamentais para o sucesso da escola, para a criação de uma imagem de respeito e para a construção de uma boa reputação.

Caso você tenha se sentido interessado pelo assunto e deseje receber conteúdos atualizados na caixa de entrada de seu e-mail, basta assinar nossa newsletter!