A demanda do mercado educacional cresceu nos últimos anos no Brasil, mas ainda é comum que gestores de cursos e escolas sintam dificuldade em realizar a divulgação de cursos profissionalizantes.

Cada vez mais as pessoas estão buscando por cursos técnicos ou profissionalizantes para aprimorar habilidades e aprenderem novas profissões, mas, com tantas possibilidades disponíveis, como se destacar e mostrar seus diferenciais?

Para isso, é preciso realizar uma divulgação segmentada, estruturada e planejada que impactará diretamente na captação e retenção dos alunos. Contudo, muitos gestores, por inexperiência na área, acabam falhando nesse quesito.

Portanto, resolvemos separar neste texto 5 dicas para fazer uma boa divulgação de cursos por meio da internet. Confira!

A importância da divulgação correta dos cursos na internet

A divulgação dos cursos deve fazer parte do planejamento da escola. Muitas vezes os gestores conhecem e entendem a parte de gestão interna do curso e conseguem administrar bem essa área. Mas, no momento de realizar prospecções, divulgações e realizar vendas, o gestor se sente perdido pela falta de experiência em estratégias de marketing e atração de novos estudantes.

Nesse momento, é importante procurar uma agência especializada em marketing educacional para dar o devido suporte. Diferentemente das agências de marketing digital, que trabalham com a venda de produtos e serviços para clientes, as agências especializadas em educação conhecem as peculiaridades do ramo e entendem como funciona a atração, captação e conversão de um aluno.

Dessa forma, ao trabalhar em parceria com uma agência, você terá uma consultoria especializada, preparação de conteúdos certeiros para o seu público-alvo, dicas e estratégias alinhadas às suas necessidades, sobrando mais tempo para você se dedicar a outras atividades do curso.

5 dicas para melhorar a divulgação de cursos pela internet

Atualmente, há diversas estratégias, plataformas e softwares que auxiliam na divulgação de cursos pela internet. É preciso, contudo, entender a funcionalidade de cada ferramenta e saber aplicá-la no momento certo. Veja algumas dicas.

1. Utilize as redes sociais

As redes sociais nasceram para ser espaços de integração e troca de conteúdos entre amigos, familiares e conhecidos. Mas, com o passar do tempo, as marcas também encontraram nelas uma forma de se fazerem presentes e divulgarem os seus serviços.

Por isso, uma escola deve utilizar redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para divulgar os seus trabalhos e, consequentemente, prospectar novos alunos.

Mas, antes de começar a produzir conteúdos e construir estratégias, é preciso verificar em qual rede social está o seu público e qual é a melhor linguagem para ser utilizada. Essa definição é importante, pois isso influenciará no tipo de posts produzidos, identidade visual criada e formato de comunicação a ser utilizado.

2. Invista em e-mail marketing

Outra maneira de divulgar os cursos disponíveis é investir na criação de e-mails marketing e fluxos de conteúdo. Muitos acreditam que o envio de e-mails não serve mais para a divulgação e venda de produtos, mas se for utilizado de maneira correta, esse tipo de envio pode ser um excelente canal de prospecção.

Atualmente, existem plataformas que auxiliam na criação de e-mails personalizados e de fluxos de automação que nutrem o usuário com conteúdo adequado, ajudando-o na escolha dos cursos. Esses softwares também permitem que você segmente sua lista, crie fluxos diferentes para cada fase do funil de vendas e realize análise de abertura e engajamento nos e-mails.

3. Crie campanhas de anúncios no Google e Facebook

Provavelmente você já ouviu falar sobre a possibilidade de criar anúncios no Google e Facebook ou até mesmo já fez alguma campanha nessas plataformas. Nos últimos anos, houve uma simplificação no modo de criar anúncios, fazendo com que várias marcas utilizassem esses recursos.

Essas plataformas realmente são opções muito importantes para a divulgação de cursos online, mas se você não souber utilizá-las, segmentando o público, definindo região de abrangência, escolhendo as palavras-chave certas e monitorando os anúncios, o seu esforço pode ser em vão.

Uma boa campanha, por exemplo, deve criar um senso de urgência no usuário, estimulando-o a engajar com o anúncio naquele momento, caso contrário, ele perderá uma chance única de aproveitar aquela oportunidade. Assim, existem palavras de ação como: “cadastre-se agora”, “se inscreva” e “compre já”, que demonstram a escassez e urgência da oferta, aumentando a conversão do anúncio.

4. Desenvolva conteúdos ricos

Dificilmente alunos se inscrevem em cursos ou escolas que não conhecem. Por isso, não basta focar em criação de anúncios, ofertas e promoções, se o seu público não conhece a sua história e os seus diferenciais.

O inbound marketing ou marketing de atração é uma das formas de divulgar uma marca, por meio de criação de conteúdo rico, como post blogs, e-books, newsletters e vídeos na internet. Assim, desenvolver uma estratégia focada em conteúdos ricos, como essa metodologia propõe, é uma alternativa para nutrir o seu lead até que ele esteja pronto para se tornar um aluno.

Dessa forma, para fazer uma boa divulgação é preciso criar conteúdos interessantes e que poderão ajudar a sua persona a resolver seus problemas.

Por exemplo, a sua escola abriu um novo curso de técnico em enfermagem e o seu objetivo é fechar uma nova turma. Primeiramente, você pode criar blog posts dando dicas de como definir uma profissão; depois você pode criar conteúdos ricos, exemplificando quais são as características de um profissional da saúde, descrevendo também a profissão de técnico de enfermagem.

Por fim, em um conteúdo de fundo de funil, você pode elencar os diferenciais do seu curso, explicando a grade curricular e, no final, convidar o leitor a entrar em contato com a sua escola para saber mais sobre a matrícula.

5. Divulgue seus casos de sucesso

Ninguém melhor do que seus alunos e ex-alunos para convencer novos estudantes a se matricularem no seu curso. Por mais que você crie conteúdos diversos, tenha especialistas como tutores, invista na infraestrutura e possua muitos diferenciais, a credibilidade é maior quando outra pessoa valida e recomenda a sua escola.

Assim, você pode convidar ex-alunos a criarem vídeos contando como foi a sua passagem pelo curso e como isso o ajudou na sua carreira. Também é interessante buscar empresas que podem atestar a qualidade e seriedade da sua instituição, por terem contratado ex-alunos ou ex colaboradores.

O monitoramento e a otimização de suas estratégias

Muitos gestores acreditam que a parte mais trabalhosa de um gerenciamento de marketing é o planejamento. De fato, essa fase demanda tempo e pesquisa, mas isso não significa que a implementação e análise de resultados sejam fases simples.

De nada adianta investir tempo e dinheiro em ações de divulgação, se depois você não souber mensurar e acompanhar os resultados do seu trabalho. Por isso, a manutenção e otimização das campanhas devem ser constantes e, caso você não tenha tempo disponível para isso, a melhor alternativa é procurar agências especializadas que poderão otimizar os resultados da sua instituição.

Portanto, há várias dicas e recursos para melhorar a divulgação de cursos profissionalizantes pela internet. Mas, se você está em busca de um parceiro para facilitar esse processo, entre em contato com a Nova Macro, teremos o prazer em ajudá-lo!