O mercado educacional está cada vez competitivo. Na área de cursos profissionalizantes e de línguas, há uma grande oferta para uma demanda limitada. Para destacar-se nesse meio, é preciso utilizar cada vez mais estratégias para captação de alunos que sejam diferenciadas e eficientes.

Para isso, é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre o público-alvo e sobre as técnicas de marketing educacional.

São inúmeras as formas de se captar alunos, mas algumas são mais eficientes que outras, a depender de uma série de fatores, como o perfil demográfico da localidade do curso, o público-alvo, os interesses da instituição de ensino e quais as técnicas a serem aplicadas.

Para conseguir fazer seus cursos terem destaque e aumentar o número de matrículas, confira as 7 estratégias que separamos a seguir!

1. Usar a macrocaptação de alunos

Ao trabalharmos com a captação de alunos, temos duas grandes estratégias possíveis: macro e microcaptação. Enquanto esta se volta a um atendimento personalizado e a um trabalho direto com os alunos ou seus responsáveis, aquela se traduz em ações únicas e maiores que atinjam o maior número possível de personas dentro do segmento.

O poder dessas ações está em ser impactante e chamar a atenção do público-alvo imediatamente. Enquanto, na microcaptação, se trabalha o interesse do potencial aluno ao longo de uma estratégia mais duradoura, a ideia da macrocaptação é conseguir trazer o interesse mais imediato.

Por isso, quando se fala em aumentar rapidamente o número de matrículas,, a macrocaptação é, sem dúvida, um excelente caminho.

2. Montar cursos relevantes

Para atrair alunos, é preciso que eles tenham interesse no serviço que está sendo oferecido. Hoje, o que mais preocupa os diversos públicos-alvo é a qualificação profissional, logo, cursos profissionalizantes precisam ter aplicabilidade prática no mercado de trabalho, enquanto cursos de línguas precisam ser efetivos como uma necessidade ou diferencial no currículo.

Quer dizer, é preciso mostrar a relevância dos cursos para o público, como determinadas áreas estão em expansão e a importância de manter a qualificação profissional dentro de um meio profissional concorrido. Ao expor as motivações pelas quais os cursos são relevantes, irá se conseguir, com uma única ação, uma grande quantidade de matrículas.

3. Planejar eventos

Uma das melhores formas de macrocaptação é a participação em eventos, seja no planejamento ou apenas fazendo parte dos expositores e stands. Para isso, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes, durante e depois da participação a fim de conseguir aumentar a conversão em vendas, ou seja, o número de matrículas.

Primeiro, é importante que o ponto de vendas do curso ou escola seja atrativo e interessante. Isso pode ser feito de diversas maneiras, a depender do porte do evento e do público a ser atingido. Utilizar monitores com vídeos promocionais, letreiros eletrônicos, banners chamativos e profissionais que possam atrair e explicar os cursos são algumas das atitudes básicas para isso.

Durante o evento, é preciso não ser agressivo, mas comunicar assertivamente, passando segurança na informação e demonstrando a relevância do curso na vida do público-alvo. Essa exposição pode ser feita pelos promotores, por vídeos ou outros meios.

Por fim, criar listas de contatos com assinaturas de newsletters, para uma aplicação posterior de e-mail marketing, é uma estratégia muito comum na participação em eventos, aliada a brindes interessantes e úteis para as pessoas.

4. Fornecer descontos

Promoções e descontos são estratégias que nunca saem de moda e podem ser utilizadas online e offline. Assim, para atrair com uma única ação uma grande quantidade de público, oferecer descontos na matrícula ou bolsas de 10% ou 20% pode ser uma excelente forma de macrocaptação.

No entanto, é preciso tomar cuidado com a forma como os descontos são oferecidos e as estratégias de marketing utilizadas na divulgação.

5. Investir em estratégias de marketing

Falando em estratégias de marketing educacional, é possível aplicar diversas delas na macrocaptação, especialmente quando falamos de marketing educacional digital. As possibilidades, de fato, são várias e, com profissionais que montem uma campanha estruturada e capaz de atrair efetivamente alunos, elas se tornam mais eficazes.

Nesse sentido, para a macrocaptação, as estratégias de marketing mais utilizadas são as de telemarketing ativo, e-mail marketing, marketing de conteúdo, automação de marketing, marketing digital, dentre outras. Além disso, o uso de técnicas como o funil de vendas e a compreensão da jornada de compras podem também gerar amplos benefícios na captação de alunos.

Logo, desenvolver uma campanha de macrocaptação pode exigir trabalhar em todas essas frentes, em uma única ação que repercuta em diversas linhas para causar impacto. Nesse sentido, a expertise e experiência são indispensáveis para elaborar e executar esse planejamento.

6. Usar um sistema de CRM

Um sistema de Customer Relationship Management é essencial para uma boa estratégia de captação de alunos, pois auxilia no gerenciamento e automação de diversos processos que poderiam tomar muito tempo, caso feitos manualmente. Entre esses, está o cadastramento, o disparo de e-mail marketing e o uso para o telemarketing.

Um bom sistema CRM torna a operação de macrocaptação muito mais simples e prática, ao criar rotinas automatizadas para uma série de tarefas, lembretes e formas de engajamento tanto do público-alvo quanto para as práticas de revenda e pós-venda.

7. Utilizar as redes sociais

Não há, hoje, como negar o poder das redes sociais e o alcance que elas têm para os negócios. No marketing educacional, podem ser especialmente exploradas para conseguir captar alunos com maior facilidade.

Seja pela criação de eventos, uso de mídias pagas, conteúdo interessante e atrativo, ações para descontos e premiações ou engajamento, elas provêm um espaço rico e fértil para se conseguir aumentar o número de matrículas.

As estratégias para captação de alunos demonstradas acima podem parecer complexas à primeira vista, mas, com o auxílio de profissionais experientes e reconhecidos no mercado, é plenamente possível implementá-las e conseguir ampliar substancialmente o número de matrículas de uma só vez.

Não só isso, uma assessoria profissional poderá ajudar no engajamento pós-vendas e na forma de tornar seu público cativo.

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