Você quer inovar de alguma maneira as campanhas de captação de alunos, mas não faz ideia de como torná-las atrativas? Será que não está mais do que na hora de contratar uma agência de marketing educacional?

Desenvolver um plano de marketing coerente com os anseios da escola é algo que exige dedicação e conhecimento, porém nem sempre os gestores dispõem de tempo para empregar suas forças em campanhas de divulgação de qualidade — o que prejudica bastante a entrega de bons resultados.

Neste material, você terá as principais informações para saber se deve contratar uma agência de marketing educacional e o que é preciso avaliar. Confira!

Qual é a finalidade do marketing educacional?

Com as mudanças recorrentes no cenário educacional, o marketing voltado para a educação tem ganhado força, tendo em vista que as instituições, além de terem a missão de disponibilizar um ensino de qualidade, precisam se diferenciar umas das outras. Para tanto, as escolas devem ter em mente o tipo de aluno que querem formar, dando o respaldo total para que esse público aprenda de fato.

O propósito do marketing educacional é organizar as mais variadas ações com viés estratégico suficiente para tornar uma escola competitiva, isto é, todo o conjunto de ferramentas aplicadas ao marketing empregadas na promoção do ensino. A seguir, veja quais são os principais benefícios da utilização dessas ações no ambiente escolar.

Conhecer melhor o público

Assim como uma loja precisa entender o perfil comportamental do público para ofertar os melhores produtos no momento certo de compra, as escolas também necessitam analisar fatores para trabalhar com as pessoas certas.

Sabemos que captar mais alunos pode ser uma ação difícil a princípio, porém, ao contar com as ferramentas do marketing educacional, esse processo tende a ser menos trabalhoso.

Tendo o conhecimento essencial para lidar com o perfil de alunos adequados para a instituição, fica mais tranquilo desenvolver campanhas que atinjam os pontos de dor do público-alvo. Tão importante quanto a segmentação é a criação de personas do negócio, ou seja, uma representação semifictícia do modelo ideal de cliente — algo que uma agência de marketing educacional tem toda a competência de realizar.

Desenvolver ações direcionadas ao público

Partindo do princípio de que a instituição tem em mãos todas as informações de que precisa a respeito do público, tais como perfil socioeconômico, faixa etária, hábitos e comportamentos, as ações ganham um papel ainda mais estratégico. O marketing educacional tem o poder de organizar as campanhas e fazer com que elas sejam focadas em quem realmente interessa para a escola.

Entenda que não basta apenas gastar “rios de dinheiro” em campanhas massificadas sem saber dos resultados em si — é por isso que muitas empresas acabam não atraindo os consumidores como deveriam. Com as ações certas, a chance de cumprir e, até mesmo, superar as expectativas das pessoas é muito grande, fazendo com que elas caminhem naturalmente pelo funil de vendas.

Engajar e fidelizar os alunos

Você já deve ter reparado que as empresas de que as pessoas mais comentam por aí, normalmente, são aquelas cuja estratégia de marketing valoriza demais o bom relacionamento com os clientes, certo? Este é o verdadeiro segredo quando se trata de apresentar um produto ou serviço no mercado: prestar um atendimento de primeira linha, a ponto de o cliente jamais esquecer a empresa.

Quando se pensa em atrair novos alunos, deve-se ter em mente que os recursos empregados nessa intenção devem estar amparados por um marketing bem desenvolvido ao longo do tempo. Lidar com as novas gerações exige que a escola tenha o preparo para trabalhar com as atuais demandas, sendo que esses alunos são mais conectados e atentos a tudo, o que exige recursos que vão além da gestão pedagógica.

Posicionar a escola no mercado

Da mesma forma que uma marca ganha reconhecimento no mercado em que atua, as escolas também precisam se ver como algo que, sem ignorá-la, ultrapassa a noção de instituição de ensino: uma empresa que tem o propósito de alcançar novos clientes. Visando ficar na memória das pessoas, a atuação do marketing educacional é eficaz para alavancar o poder da marca escolar e, assim, divulgar melhor os cursos.

Seja por meio de campanhas na internet, seja mediante a boa e velha estratégia boca a boca, ao construir um planejamento de marketing, é indispensável ter uma visão ampla a respeito do caminho a ser seguido. Uma escola com uma marca forte é capaz de fornecer ingredientes como confiabilidade, autoridade e respeito — a receita ideal para aumentar o número de matrículas.

Qual é o momento certo de procurar uma agência?

Sabendo de todas as vantagens proporcionadas pelo marketing educacional, provavelmente, você deve estar se perguntando em qual oportunidade seria melhor contratar os serviços de uma agência, não é mesmo? Como adivinhamos seu questionamento, veja abaixo alguns dos principais motivos que fazem os gestores recorrerem a essa parceria estratégica.

Baixa captação de alunos

Tem certas situações em que a escola se vê com a secretaria às moscas, pois o número de matrículas caiu vertiginosamente, o que provoca um verdadeiro sinal amarelo nos gestores, dado que as contas não esperam, o que pode desequilibrar as finanças. Índices baixos de atração de alunos fazem com que as escolas entrem no modo de alerta, afinal, fica sempre a pergunta: “o que fizemos de errado?”.

Pelo volume de obrigações que os gestores têm para resolver no dia a dia escolar, acaba não sobrando tempo para conferir os resultados ligados ao marketing, o que é uma falha gravíssima, que pode gerar campanhas sem o apelo necessário. Tendo isso em vista, as agências de marketing educacional atuam com propriedade no assunto e sabem quais os atalhos necessários para multiplicar o número de matrículas.

Resultados inexpressivos para a escola

Se a escola não consegue demonstrar os seus devidos valores para a população, a fim de evidenciar que os cursos ofertados são os melhores do mercado, fica difícil alcançar resultados positivos no fim do ano letivo. Fechar o caixa no vermelho é uma situação preocupante, pois afeta todos os setores de alguma maneira e pode impactar até o nível das aulas.

Entenda que, com a ajuda de uma agência de marketing educacional, existe a possibilidade de averiguar quais são os dados imprescindíveis para alavancar o negócio, a fim de promover a escola e todos os seus diferenciais pedagógicos. Com um marketing bem-feito, os alunos se sentem mais motivados, e isso facilita bastante o ensino aplicado.

Dificuldade em desenvolver ações de marketing eficientes

Se você não tem a menor destreza de planejar campanhas, segmentar bases de clientes, criar um site atrativo ou fazer o fluxo de e-mail marketing, por exemplo, saiba que uma agência tem todos os recursos essenciais para desenvolver as melhores ações. Às vezes, a intenção dos gestores até é boa, mas falta a expertise de quem trabalha diariamente com isso para tornar as campanhas realmente engajadoras.

Imaginando que você tenha um plano para oferecer bolsas e descontos, as campanhas em questão devem ser objetivas, pois qualquer mal-entendido pode ocasionar graves problemas judiciais e prejudicar a imagem da escola. Sendo assim, a contratação de uma agência contribui com ações precisas para diversos tipos de público, dentro dos fatores propostos pela instituição de ensino.

Como escolher a melhor agência de marketing educacional?

Existem vários desafios com que uma gestão escolar precisa lidar da melhor maneira possível; caso contrário, isso pode representar uma perda considerável de fatia de mercado, quebra de confiança dos pais e desinteresse dos alunos pelo estudo.

Até aqui, você já viu as vantagens de contratar os serviços de uma agência de marketing educacional, mas como escolher a melhor? Veja, abaixo, algumas dicas.

Analise a reputação da agência

É necessário realizar pesquisa de histórico econômico da empresa para saber se ela é confiável ou não, isto é, verificar o histórico dela no mercado. Essa análise é fundamental para que você invista em uma agência que tenha credibilidade na área em que atua e saiba se posicionar com autoridade no que faz, mostrando resultados realmente contundentes.

Antes de fazer sua escolha, veja se a empresa tem algum tipo de processo, reclamações nas redes sociais, avaliações negativas no Google e demais meios de identificar o passado/presente da companhia. Fazer uma análise completa no histórico é uma forma de você proteger a escola de cair em um negócio ruim, além de ter a segurança de unir forças com quem realmente tem algo a oferecer.

Verifique os serviços oferecidos

Por mais que a agência seja interessante, tenha uma estrutura legal e saiba fazer um bom marketing, você precisa identificar se os serviços oferecidos por ela estão de acordo com as demandas que você tem.

Estabelecer um contrato com uma empresa que não tem a capacidade de lidar com as suas demandas torna mais complexo o trabalho de conquistar um público fiel.

Portanto, leia todas as informações possíveis do site, faça uma análise das redes sociais, converse com um dos especialistas da empresa e faça comparativos em relação às concorrentes, afinal, você precisa de dados relevantes que reforcem a sua decisão de compra.

Caso a sua escola tenha cursos profissionalizantes, o ideal é contar com os serviços de uma agência específica para esse ramo e que tenha o know-how necessário para captar alunos.

Atente para o atendimento

Vamos supor que você tenha ido jantar em um restaurante e se deparou com um atendimento tão bom, que o fez consumir além do que tinha pretensão para aquela noite.

Por mais simples que pareça, as pequenas atitudes promovidas pelos colaboradores do restaurante fizeram com que você se apaixonasse pelo serviço e, com isso, sentisse a vontade de consumir mais.

Isso também pode ser aplicado para uma agência de marketing, tendo em vista que é melhor confiar o orçamento escolar a empresas que prestem um atendimento de qualidade. Sendo assim, faça uma avaliação minuciosa em relação a como a empresa se comunica com a escola, verificando o quanto ela está disposta a contribuir com os seus resultados.

Observe se a agência atende aos objetivos da escola

Levando em conta que toda organização deve ter em seu escopo a visão, a missão e os valores muito bem definidos, vale acrescentar que os objetivos precisam estar alinhados com a capacidade da agência de marketing educacional. Não adianta estipular uma meta de crescimento de matrículas de x% em seis meses se a empresa contratada não dá o suporte necessário para alcançar isso.

É fundamental que você analise não somente o poder de persuasão da empresa em relação ao seu público, mas a estrutura fornecida e as especificações da agência sobre o serviço prestado. Tudo que consta no projeto político-pedagógico precisa ser levado a sério, o que obriga a escola a firmar uma parceria com quem realmente tem o compromisso de alavancar o negócio e sabe onde está pisando.

Conheça o portfólio de clientes da agência

Outro fator que vale muito a pena colocar em pauta é a reputação criada pela agência em decorrência dos trabalhos anteriores, pois, para confiar o orçamento da escola a uma empresa de marketing, você precisa identificar se as campanhas são eficientes. Por isso, peça para analisar o portfólio de clientes atendidos pela agência e, se possível, converse com os profissionais que ali atuam para saber dos cases de sucesso.

Uma conversa amigável do tipo pode ser bem esclarecedora, porque permite conhecer um pouco mais dos recursos da empresa e da sua forma atuação para atrair novas matrículas.

Caso alguns dos clientes atendidos sejam empresas que atuam de forma relevante mercado e fazem concorrência com sua instituição, fica a dica para compreender que você não pode ficar de fora dessa estratégia, a fim de não perder espaço para as demais escolas.

Para finalizarmos, jamais esqueça que, ao contratar uma agência de marketing educacional, você terá a oportunidade de maximizar seus resultados, mas nada surge do dia para a noite, então é preciso paciência para desenvolver cada estratégia e organização para cumprir procedimentos.

Bom, se você gostou deste artigo e acredita que está no momento certo para investir na contratação de uma agência, aproveite e entre em contato com a gente para esclarecermos suas dúvidas e contribuirmos para o sucesso da sua instituição!