A cada dia, o mercado de educação fica mais acirrado, sendo necessário investir para conseguir fazer a captação de novos alunos e gerar mais matrículas. Para isso, não basta apenas ter uma placa e esperar que os estudantes venham até sua instituição de ensino, é preciso usar várias técnicas de marketing educacional, como o aluno destaque.

Essa estratégia consiste em selecionar o estudante que teve um alto índice de rendimento ou aprovação em uma prova, concurso ou trabalho e usar sua imagem, com a devida autorização prévia por escrito do aluno ou de seu responsável legal, em caso dele não ser ainda civilmente capaz. É uma forma que permite diversos desdobramentos, costuma ser bastante efetiva e pode ter um excelente retorno, quando bem empregada.

Para isso, a primeira atitude é alinhar os interesses do aluno com os da escola. Aqui, a oferta de bolsa pode ser uma ação bastante interessante, que inclusive instiga outros a almejarem a posição. Quer saber como usar essa estratégia de marketing em sua escola? Então confira o post que preparamos para você!

Entrevistas

Uma das formas mais comuns de se conseguir atingir uma macrocaptação com a estratégia do aluno destaque é conseguir pautar entrevistas em sites, veículos de comunicação ou mesmo canais do YouTube, inclusive da própria escola.

Para tanto, é importante selecionar um meio eficaz que alcance o público-alvo, nesse sentido, uma pesquisa demográfica que aponte o perfil do potencial aluno pode ser bastante útil. Com isso, é possível pautar a entrevista em revistas, jornais, programas de rádio, televisão, internet e outros que sejam acessados e consumidos pelo público.

A entrevista é ideal para divulgar com mais profundidade os valores, rotinas e informações do aluno e da escola, pois costuma ter mais conteúdo direcionado por perguntas e respostas, capaz de aprofundar e causar a empatia necessária para que essa técnica tenha melhor êxito.

Propagandas na televisão

A mídia televisiva tem um grande poder de impacto, ideal para uma estratégia de macrocaptação, especialmente quando se usa o aluno destaque. Criar uma campanha publicitária desse porte pode ter efeitos muito positivos e, principalmente, rápidos. Afinal, a televisão é o meio de comunicação mais popular e que tem uma inserção grande entre todas as camadas sociais.

A estratégia de aluno destaque, por ser um desdobramento da técnica de casos de sucesso, geralmente gera conexão e desejo de também alcançar aquela posição. No caso da televisão, com o amplo alcance, é possível impactar um grande número de potenciais alunos de uma só vez e conseguir excelentes resultados de conversão, especialmente quando se trata de mídias locais.

Embora o custo possa ser um pouco mais elevado que o das demais estratégias, é na esmagadora maioria das vezes bastante recompensador, principalmente quando o plano de marketing da escola é estruturado por profissionais de marketing com especialização no nicho educacional.

Campanhas em redes sociais

Hoje o poder das mídias sociais é inegável. Além disso, com o desenvolvimento tecnológico, ficou muito mais barato e prático investir no marketing digital, em especial na área da educação. Considerando que a conectividade tem um crescimento exponencial e que os números das redes sociais são cada vez mais astronômicos, desconsiderá-las é um grande erro.

Usar a estratégia de aluno destaque em conjunto com as estratégias de marketing educacional digital pode potencializar o impacto da campanha. Em especial, ao se apostar nas mídias pagas, que são disparadas em massa para o público segmentado, é possível conseguir bons resultados com um custo baixo.

Além disso, as campanhas em redes sociais têm a vantagem de poder mensurar as conversões com maior acuidade e em tempo real, o que é um grande trunfo quando se fala em publicidade. Devem, contudo, considerar a linguagem, algoritmo e público de cada rede, a fim de tornar a campanha ainda mais eficiente.

Marketing de conteúdo

Um desdobramento do marketing digital é a estratégia de produção de conteúdo interessante, rico e atrativo como forma de alcançar o potencial estudante. Embora não seja uma forma de macrocaptação direta, ou seja, baseada no impacto imediato do público, é uma técnica bastante interessante e, quando bem utilizada, pode render resultados muito satisfatórios.

Quando aplicada em conjunto com o aluno destaque, a produção de conteúdo se volta para o estudo do caso de sucesso com o uso de citações, esquemas de estudo, rotina, cronograma e outras ferramentas que foram utilizadas por ele para conseguir o sucesso. Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode aproveitar muita informação, criar uma conexão mais duradoura com o potencial estudante e aumentar a chance de conversão.

Panfletagem

Uma das técnicas de marketing que tem sido um pouco controversa é o uso da panfletagem. Em grande medida, pela dificuldade de se mensurar seus resultados. No entanto, quando se trata de publicidade local e impacto, o uso dos panfletos faz uma diferença significativa.

Para tanto, em especial aliado ao aluno destaque, o panfleto precisa ter tanto impacto imediato quanto chamar a atenção. A conexão deve ser instantânea, usando frases fortes e uma imagem que gere empatia. O panfleto deve conter informações essenciais, ter uma identidade visual bem demarcada e remeter diretamente à marca da instituição de ensino.

Também é muito importante verificar a legislação municipal referente à fiscalização sobre o uso e distribuição de panfletos. Há limites máximos do número de flyers que podem ser distribuídos e locais, em vista da preservação ambiental e produção potencial de lixo na cidade. Isso é relevante para evitar multas e outras sanções.

Uma forma bastante comum de mensurar o uso do panfleto é atrelá-lo a algum brinde, desconto ou promoção da escola, que deverão ser trocados na instituição. Isso costuma ter resultados práticos e pode levar a uma boa taxa de conversão.

Como visto, o marketing educacional tem uma grande variação de vertentes que podem ser aliadas à estratégia de aluno destaque. Quando usada da forma correta por profissionais que compreendem a dinâmica da publicidade e são capazes de criar uma campanha estruturada é possível ter aumento significativo do número de matrículas em pouco tempo.

Faça sua escola e curso ainda mais conhecidos, aumente o número de alunos e se consolide no mercado com as melhores técnicas de marketing educacional em macrocaptação com quem tem experiência e expertise. Entre em contato conosco, será um prazer ajudar você!