Empreender no ambiente educacional é uma tarefa difícil e que requer atenção redobrada, pois vários problemas podem surgir pelo caminho. Levando isso em consideração, você tem noção de quais são os desafios da gestão escolar atualmente?

Ser um gestor de escola profissionalizante requer a preocupação com inúmeras responsabilidades, como coordenar e instruir os profissionais da equipe escolar, resolver assuntos burocráticos, captar novos alunos , entre outras funções indispensáveis.

Tendo isso em vista, para que você consiga revolucionar a gestão escolar e entregar um serviço de qualidade, trouxemos alguns dos maiores desafios e possíveis soluções para eles. Leia até o fim e descubra!

Estrutura da escola

Um dos grandes problemas que você e demais gestores costumam enfrentar no dia a dia da escola, sem sombra de dúvidas, é lidar com a estrutura disponível. Muitas vezes, o empreendimento ainda está no início e o orçamento é limitado para fazer mudanças bruscas na arquitetura da instituição.

Sendo assim, busque soluções práticas, como a otimização de espaços por meio de divisórias, o remanejamento de turmas, para evitar superlotação, e o aproveitamento de materiais, para desburocratizar a escola. O uso consciente de recursos para proteger o meio ambiente também é uma decisão eficaz e que, inclusive, impulsiona o marketing educacional.

Índices de inadimplência

Se na vida pessoal já é horrível ter a sensação de que alguém está devendo você, imagine lidar com as contas no vermelho por causa de inadimplência dos alunos? Pois bem! Tendo em vista o padrão de vida do brasileiro e que raríssimas pessoas dispõem de educação financeira, será que a sua política de preços está justa?

É interessante olhar por esse prisma e minimizar ao máximo a inadimplência, afinal, manter uma escola profissionalizante requer um jogo de cintura enorme em relação aos gastos mensais. Para tanto, ofereça soluções para renegociar as dívidas dos alunos, condições de pagamento facilitadas e analise os fatores que geram essa dívida — até mesmo para evitar o abandono dos estudantes.

Evasão escolar

Por falar em abandono, um dos desafios da gestão escolar que fazem os empreendedores perderem o sono é a evasão de alunos. Isso pode acontecer por diversos aspectos, tais como a falta de interesse nas aulas e de recursos, o bullying, o despreparo dos professores, o atraso no conteúdo e assim por diante.

É indispensável que você busque melhorar seu ambiente escolar de todas as formas, porque os alunos precisam se sentir à vontade, ao ponto de recomendarem a instituição por aí. Além disso, ofereça boas condições trabalhistas para os seus colaboradores, principalmente o corpo docente, pois será um fator determinante de motivação para as aulas serem mais atrativas.

Falta de tempo

Quer queira ou não, um bom planejamento é inerente a uma boa gestão de tempo, por isso, ocupar a cabeça com milhares de tarefas as quais não dará conta pode resultar em um problema e tanto. O tempo para quem não tem foco pode se tornar um inimigo ferrenho, sendo que uma gestão escolar de primeira jamais pode se dar ao luxo de perder oportunidades de conquistar novas matrículas.

Tendo isso em vista, o segredo primordial é otimizar o seu tempo para lidar com uma tarefa de cada vez, sendo que, muitas vezes, delegar funções e terceirizar alguns trabalhos pode ser a melhor saída para deixar tudo em ordem. Sempre que possível, faça um checklist com as principais obrigações do dia, tendo como propósito se planejar e evitar quaisquer adversidades pelo caminho.

Preparo das aulas

Lidar com as novas gerações requer uma inteligência emocional incrível, tendo em vista que eles parecem muito mais adiantados em diversos quesitos e isso pode gerar um desequilíbrio no trato com os professores. A escola deve fornecer os melhores recursos possíveis para que as aulas fluam de forma natural e sejam agradáveis, a fim de conquistar a atenção dos alunos pouco a pouco.

No entanto, para que isso ocorra de fato, é preciso ficar de olho nas novas tendências da educação e se atualizar constantemente, afinal, a tecnologia do século XXI tem a capacidade de diminuir barreiras e gerar um aprendizado muito melhor. O preparo das aulas não é só de responsabilidade dos professores, mas da gestão também, pois é necessário dar total respaldo para que os profissionais exerçam seu trabalho.

Captação de novos alunos

Analisando friamente suas ações e a forma como a escola se posiciona diante do mercado educacional, como você acha que pode captar novos alunos com eficiência? Esse questionamento é recorrente na cabeça de vários gestores, pois, para manter uma estrutura profissional do tipo, é preciso que haja uma boa receita — e isso virá com o aumento do número de matrículas.

Uma série de fatores podem influenciar na conquista do seu público-alvo, tais como a grade curricular, o volume de cursos oferecidos, as competências da escola, o reconhecimento de ex-alunos e, até mesmo, as condições de pagamento. Para se ter uma ideia, oferecer bolsas e descontos é uma boa estratégia para captar alunos, tendo em vista que atrairá públicos diversos e pode impulsionar o nome da marca.

Comunicação com pais e responsáveis

Os ruídos na comunicação são tidos como grandes causadores de desentendimentos e quebra da confiança na relação entre a família e a escola. Estabelecer uma boa comunicação é um desafio ao qual requer paciência, empatia e uma dose de conhecimento a respeito do assunto a ser tratado, caso contrário, conflitos podem surgir e a relação ficar desgastada entre ambas as partes.

Visando solucionar isso, a escola pode desenvolver projetos interdisciplinares entre os alunos, para resolver problemas na sociedade, remodelar as reuniões com pais e responsáveis, para que sejam objetivas e dinâmicas, ou propor eventos que integrem a família. Construir um relacionamento em que as duas partes saem ganhando é o ideal numa gestão escolar, porque gera contentamento e a continuidade do trabalho.

Para finalizarmos, após revisar todos os desafios da gestão escolar e identificar os gargalos que geram as principais dificuldades de alavancar o negócio, mensure os resultados obtidos e sempre remaneje suas estratégias para alcançar o sucesso.

O que achou deste texto que trouxemos? Quer ficar de olho em outros conteúdos que postamos? Então, aproveite a oportunidade e siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!